terça-feira, 1 de setembro de 2009

Manusear vários canais de informação é ginástica a mais

  1. Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=34525&op=all

    Estudo sugere que actividades em simultâneo afectam negativamente cérebro

    2009-08-31
    de informação é ginástica a mais" addthis:url="http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=34525&op=all">Partilhar
    'Multitarefas' afectam actividade cerebral
    'Multitarefas' afectam actividade cerebral
    Muitas vezes, damos por nós a realizar várias tarefas em simultâneo: como navegar na internet, enquanto vemos um programa de televisão e a responder ao telefone “microblogando” no Twitter, ao mesmo tempo. Será que o nosso cérebro poderá aguentar tanta carga informativa e geri-la quando esta vem de diferentes meios?
    Investigadores da Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), empreenderam um estudo – publicado esta semana na «Proceedings of the National Academy of Sciences» – para tentar compreender como funciona o sistema multitarefa e como é que este afecta o nosso cérebro. A equipa de investigação seleccionou, para o efeito, 262 voluntários – parte deles habituados a manusear diferentes suportes de informação ao mesmo tempo e outros menos. Submetidos a testes cognitivos, os candidatos passaram de uma actividade a outra ou decidiam fazer uma triagem. Clifford Nass e os seus colegas, a cargo do estudo, constataram que o grupo multitarefa com melhores resultados era o que estava menos habituado a realizar várias actividades ao mesmo tempo. Aqueles que estão acostumados aos “plurimédias”, têm mais dificuldade em filtrar a informação sem interesse, a ignorar aquilo que os vai distrair ou até a passar de uma tarefa para outra, explicam os cientistas no estudo, atestando que é essencialmente, o que acontece aos estudantes.
    Clifford Nass, docente em Stanford
    Clifford Nass, docente em Stanford
    Por conseguinte, estes menos capazes de centrar a sua atenção num único ponto. Resta saber aos investigadores se a falta de controlo resulta deste consumo excessivo ou se incentiva os alunos a esta diversificação. Outra perspectiva Já um outro trabalho, publicado no «The Journal of Neuroscience», de Steven Yantis, explica que o cérebro não está treinado para realizar múltiplas tarefas, assim como foi provado que atender o telemóvel quando se está ao volante distrai os condutores. A investigação levada a cabo pelo Universidade de Stanford coloca a questão dos efeitos das novas tecnologias nas capacidades cognitivas, que até agora tem sido pouco explorada. “Sabemos que o cérebro é bastante ‘plástico’, mesmo na idade adulta, e que a utilização de novas ferramentas tem um impacto na sua actividade”, escrevem. Contudo, navegar na internet é uma boa ginástica que permite desenvolver circuitos do cérebro, implicados no raciocínio e na tomada de decisão. Portanto, se a investigação fosse feita sob outra perspectiva demonstraria que os alunos “multitarefas” poderão ter algumas vantagens sobre os outros, concluem os investigadores.

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