Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=34325&op=all
 |
Díodos luminescentes ultrafinos |
Uma nova tecnologia permite produzir díodos luminescentes ultrafinos para criar novas perspectivas e grandes ecrãs planos flexíveis, impossíveis de produzir com as tecnologias existentes.
A descoberta é de um grupo de cientistas norte-americanos da Universidade do Illinois (Estados Unidos da América), chineses da Universidade Tsinghua de Pequim e singapurenses do Instituto de Alto Desempenho. O estudo foi publicado sexta-feira na revista «Science».
Estes micro-díodos inorgânicos (à base mineral) são cem vezes mais pequenos do que os utilizados actualmente e podem ser impressos em suporte de vidro, plástico ou borracha, explicam os autores da descoberta.
Esta tecnologia tem como possíveis aplicações a iluminação de grandes painéis em torno do objecto que se pretende iluminar, ecrãs televisivos de alta definição ou ainda consolas de jogos, bem como a monitorização dos sinais vitais de doentes.
Os díodos inorgânicos são mais luminosos e resistentes e têm mais longevidade do que os díodos luminescentes orgânicos (à base de carbono ou plástico).
Os cientistas dizem ser capazes de combinar as qualidades dos dois tipos de díodos graças a esta nova tecnologia.
Artigo:
Printed Assemblies of Inorganic Light-Emitting Diodes for Deformable and Semitransparent Displays,
Sang-Il Park, Yujie Xiong, Rak-Hwan Kim, Paulius Elvikis, Matthew Meitl, Dae-Hyeong Kim, Jian Wu, Jongseung Yoon, Chang-Jae Yu, Zhuangjian Liu, Yonggang Huang, Keh-chih Hwang, Placid Ferreira, Xiuling Li, Kent Choquette, e John A. Rogers (21 Agosto 2009)
«Science» 325 (5943), 977. [DOI: 10.1126/science.1175690
Sem comentários:
Enviar um comentário